PRINCIPAIS DÚVIDAS





1) Quais são as principais causas do aparecimento das varizes?

Entre as principais causas podemos citar: fator hereditário com agravantes, excesso de peso, uso de anticoncepcional, hábito de fumar, gravidez, trabalho em pé ou sentado durante muito tempo.

Voltar ao topo





2) Quais os principais sinais e sintomas de varizes?

Veias dilatadas, dores, sensação de peso nas pernas, cãibras, sensação de calor e queimação no trajeto das veias.

Voltar ao topo





3) Como devo tratar as varizes?

A cirurgia ainda é a melhor maneira de tratar de forma efetiva as varizes. Os tratamentos com remédios, apesar do alívio dos sintomas, não curam esta doença.

Voltar ao topo





4) Quando operar: inverno ou verão?

As novas técnicas são realizadas com pequenas incisõe, que provocam cicatrizes pouco perceptíveis. Após 30 a 60 dias é possível tomar sol, sem perigo de manchas posteriores. É recomendável, no entanto, evitar cirurgias em época de calor intenso, quando há maior propensão ao inchaço, aumentando o desconforto pós-cirúrgico.

Voltar ao topo





5) Quais os tipos de anestesia?

Durante toda a cirurgia, o paciente está cercado da mais avançada tecnologia, permanecendo monitorizado. Geralmente é usada a anestesia peridural, bastante utilizada em partos. A anestesia local também pode ser utilizada. É mais simples, o efeito dura cerca de uma hora e meia e o paciente fica apenas sob sedação.

Voltar ao topo





6) Como é a recuperação e quais os cuidados pós-cirúrgicos?

A recuperação, na maioria das vezes, é rápida. Deve-se fazer repouso apenas alguns dias após. Não existe dor nos locais das incisões, nem dormência. Normalmente, em duas semanas a pessoa retorna às suas atividades normais.

Voltar ao topo





7) Quais as restrições para fazer a cirurgia de varizes?

Como em toda a cirurgia, exames pré-operatórios são necessários para o cirurgião vascular e o anestesista analisarem as condições do paciente. O avanço das técnicas cirúrgicas, além de melhorar a eficácia e rapidez na recuperação, eliminou alguns limites. Atualmente, nem mesmo a idade impede a cirurgia, desde que haja boa condição geral do paciente. A cirurgia evita males que costuma agravar nos idosos, como por exemplo, flebites e tromboses.

Voltar ao topo





8) Como secar varizes?

A técnica consiste em injetar esclerozante nas varicoses, que são vasos bem finos e que não precisam ser operados.

Voltar ao topo





9) Depois da cirurgia as varizes podem voltar?

Não. Porém novas podem surgir, principalmente se as causas do seu aparecimento não forem combatidas.

Voltar ao topo





10) AS veias retiradas não farão falta à circulação?

Na cirurgia são retiradas apenas as veias doentes, que estagnam a passagem do sangue. Portanto, ao invés de fazerem falta, com a cirurgia, há uma melhora na circulação.

Voltar ao topo

Jornal Vascular

Artigos

24/01/2006 - Varizes dos membros inferiores - O termo varizes ou veias varicosas deriva do latim varicosus ... Leia mais

Principais dúvidas

Quando operar: inverno ou verão?